domingo, 17 de março de 2013

Plano de Ensino 2° Ano


Disciplina: Geografia
Curso: Ensino Médio e EMI
Professor: Ivan Souza de Melo

Série: 2º Ano

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Oferecer instrumentos para a compreensão e a intervenção na realidade social; Analisar como as diferentes sociedades interagem com a natureza na construção da paisagem; Oferecer recursos para levantar questionamentos, promover debates e investigações por meio de pesquisas; O objetivo principal é ampliar a capacidade do aluno de observar, investigar, explicar, comparar e representar as características do lugar onde vive e de outras paisagens e outros espaços geográficos.


CONCEITOS:

01 – Espaço Geográfico (Espaço Produzido, Espaço Representado, Espaço/Tempo).
02 – Paisagem
03 – Território
04 – Lugar
05 – Sociedade
06 – Relações Sociais
07 – Meio Ambiente



OBJETIVO DO ENSINO MÉDIO

- Ampliar os conceitos da ciência geográfica, para a formação de um cidadão no sentido de
aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, reconhecendo as contradições e os conflitos no mundo;
- Realizar aprendizagens significativas, considerando os conhecimentos prévios e o meio geográfico no qual ele (aluno) está inserido;
- Compreender e interpretar os fenômenos considerando as dimensões local, regional, nacional e mundial;
- Dominar as linguagens gráfica, cartográfica, corporal e iconográfica;
- Desenvolver competências e habilidades para que possam comparar analisar, relacionar os conceitos e/ou fatos como processo necessário para a construção do conhecimento;
- Perceber a Geografia como uma ciência de enfoque espacial, conhecendo a linguagem cartográfica, de modo que consiga relativizar distâncias, transpor conteúdos nas diferentes escalas de  análise (local, regional e global), familiarizar-se com as representações espaciais;
- Conscientizar-se de seu compromisso social e ambiental;
- Preparar-se por meio da aquisição de conhecimento científico e intelectual para dar continuidade de seus estudos e ingressar no mundo do trabalho.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1° TRIMESTRE

I - O CAPITALISMO E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GLOBALIZADO

·    O capitalismo e a divisão internacional do trabalho (DIT).
·    A guerra fria e o mundo bipolar.
·    A globalização e a economia-mundo.
·    A internacionalização do capital e a importância do setor terciário no mundo globalizado.
·        Os transportes e as telecomunicações conectam o mundo globalizado.
·        Pobreza e desigualdade no mundo globalizado.


II - O MUNDO EM DESENVOLVIMENTO: FRONTEIRA ECONÔMICA DO ESPAÇO GLOBALIZADO

·   As várias faces do subdesenvolvimento.
·   América Latina: um conjunto de realidades distintas.
·   África: exclusão social, tecnológica e econômica no mundo globalizado.
·   O Leste Europeu e s últimos socialistas.
·        China: economia socialista de mercado.
·        Rússia: uma potência emergente.


2° TRIMESTRE

III - ATIVIDADES PRIMÁRIAS NA GLOBALIZAÇÃO

·    Agricultura, pecuária e sistemas agrários.
·        Os recursos minerais e as fontes de energia.


IV - A INDÚSTRIA NO MUNDO GLOBALIZADO

·    África do Sul, México e Argentina – Substituindo importações.
·    Índia, o novo “escritório do mundo globalizado”.
·        As plataformas de exportação.
·        Estados Unidos: uma potência industrial.
·        Reino Unido, França, Itália e Alemanha: quatro potências industriais europeias.
·        A indústria no Canadá.
·        A indústria na Austrália e na Nova Zelândia.
 


3° TRIMESTRE

V - FRONTEIRAS SUPRANACIONAIS: UM NOVO PODER

·    Organismos internacionais, transnacionais e organizações não governamentais.
·    O comércio multicultural e os blocos regionais.
·    Europa: o continente dos blocos econômicos.
·    Outros blocos econômicos.
·        CEI, a Comunidade de Estados Independente.




PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Os procedimentos metodológicos visam desenvolver nos alunos habilidades intrínsecas à ciência geográfica, oferecendo oportunidade de observar, descrever, comparar, interpretar, sintetizar, analisar, conhecer assim como refletir sobre os conhecimentos adquiridos com o estudo da Geografia. Para o desenvolvimento cognitivo do aluno serão respeitados os princípios da interdisciplinaridade e transversalidade dos conteúdos. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento das competências e habilidades são:
·        Aula expositiva dialogada
·        Produção cartográfica
·        Debates e pesquisas
·        Leitura orientada de textos
·        Confecção de painéis
·        Mural de notícias
·        Utilização de filmes e vídeos
·        Atividades recreativas (caça-palavras, palavras cruzadas e jogos educativos).
·        Utilizar o laboratório de geografia e informática
·        Produções individuais e coletivas
·        Tempestades de ideias
·        Expressão oral.



AVALIAÇÃO:

A avaliação é o instrumento utilizado para acompanhar as manifestações de aprendizagem dos alunos. Na pratica avaliativa devem ser respeitadas as diferentes formas de expressão dos alunos. É relevante considerar a participação dos alunos nas atividades propostas, bem como a sua expressão oral, escrita, artística e critica. Durante o processo avaliativo devem ser observados os aspectos históricos formativos e processuais do educando. Na avaliação trimestral serão considerados como critérios de avaliação: o desenvolvimento da expressão oral, escrita, reflexão sobre os assuntos propostos, criatividade, percepção do espaço, arguição dos temas estudados, entre outros. Os instrumentos avaliativos aplicados durante a avaliação trimestral são:
·        Auto avaliação
·        Pesquisa e apresentação de trabalhos em grupo
·        Participação nas atividades propostas
·        Provas individuais ou coletivas
·        Construção de cartazes, maquetes, murais.
·        Confecção de mapas
·        Relatórios de observação


ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Feira de Ciências – (Projeto em desenvolvimento)
Semana Multicultural – (Projeto em desenvolvimento)

BIBLIOGRAFIA:

Almeida, Lúcia Marina Alves de
            Fronteiras da globalização / Lúcia Marina Alves de Almeida, Tércio Barbosa Rigolin. – São Paulo: Ática, 2010.
Lucci, Alian Alabi
            Geografia Geral e do Brasil – ensino médio / Alian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco, Claudio Mendonça. – 3. Ed, -- São Paulo: Saraiva, 2005.

PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: GEOGRAFIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário