Disciplina:
Geografia
Curso: Ensino
Médio e EMI
Professor: Ivan Souza de Melo
Série: 2º Ano
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OBJETIVO GERAL DA
DISCIPLINA: Oferecer instrumentos para a compreensão e a intervenção na
realidade social; Analisar como as diferentes sociedades interagem com a
natureza na construção da paisagem; Oferecer recursos para levantar
questionamentos, promover debates e investigações por meio de pesquisas; O
objetivo principal é ampliar a capacidade do aluno de observar, investigar,
explicar, comparar e representar as características do lugar onde vive e de
outras paisagens e outros espaços geográficos.
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CONCEITOS:
01 – Espaço Geográfico (Espaço Produzido, Espaço
Representado, Espaço/Tempo).
02 – Paisagem
03 – Território
04 – Lugar
05 – Sociedade
06 – Relações Sociais
07 – Meio Ambiente
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OBJETIVO DO ENSINO MÉDIO
- Ampliar
os conceitos da ciência geográfica, para a formação de um cidadão no sentido de
aprender
a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser,
reconhecendo as contradições e os conflitos no mundo;
- Realizar
aprendizagens significativas, considerando os conhecimentos prévios e o meio
geográfico no qual ele (aluno) está inserido;
-
Compreender e interpretar os fenômenos considerando as dimensões local,
regional, nacional e mundial;
-
Dominar as linguagens gráfica, cartográfica, corporal e iconográfica;
-
Desenvolver competências e habilidades para que possam comparar analisar,
relacionar os conceitos e/ou fatos como processo necessário para a construção
do conhecimento;
- Perceber
a Geografia como uma ciência de enfoque espacial, conhecendo a linguagem
cartográfica, de modo que consiga relativizar distâncias, transpor conteúdos
nas diferentes escalas de análise (local,
regional e global), familiarizar-se com as representações espaciais;
-
Conscientizar-se de seu compromisso social e ambiental;
-
Preparar-se por meio da aquisição de conhecimento científico e intelectual
para dar continuidade de seus estudos e ingressar no mundo do trabalho.
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CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
1° TRIMESTRE
I - O CAPITALISMO E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
GLOBALIZADO
· O capitalismo e a divisão
internacional do trabalho (DIT).
· A guerra fria e o mundo bipolar.
· A globalização e a economia-mundo.
· A internacionalização do capital e
a importância do setor terciário no mundo globalizado.
·
Os transportes e as telecomunicações conectam
o mundo globalizado.
·
Pobreza e desigualdade no mundo globalizado.
II - O MUNDO EM DESENVOLVIMENTO: FRONTEIRA ECONÔMICA
DO ESPAÇO GLOBALIZADO
· As várias faces do
subdesenvolvimento.
· América Latina: um conjunto de
realidades distintas.
· África: exclusão social,
tecnológica e econômica no mundo globalizado.
· O Leste Europeu e s últimos socialistas.
·
China: economia socialista de mercado.
·
Rússia: uma potência emergente.
2° TRIMESTRE
III - ATIVIDADES PRIMÁRIAS NA GLOBALIZAÇÃO
· Agricultura, pecuária e sistemas agrários.
·
Os recursos minerais e as fontes de energia.
IV - A
INDÚSTRIA NO MUNDO GLOBALIZADO
· África do Sul, México e Argentina –
Substituindo importações.
· Índia, o novo “escritório do mundo
globalizado”.
·
As plataformas de exportação.
·
Estados Unidos: uma potência industrial.
·
Reino Unido, França, Itália e Alemanha: quatro
potências industriais europeias.
·
A indústria no Canadá.
·
A indústria na Austrália e na Nova Zelândia.
3° TRIMESTRE
V - FRONTEIRAS SUPRANACIONAIS: UM NOVO PODER
· Organismos internacionais,
transnacionais e organizações não governamentais.
· O comércio multicultural e os
blocos regionais.
· Europa: o continente dos blocos
econômicos.
· Outros blocos econômicos.
·
CEI, a Comunidade de Estados Independente.
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PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
Os
procedimentos metodológicos visam desenvolver nos alunos habilidades
intrínsecas à ciência geográfica, oferecendo oportunidade de observar,
descrever, comparar, interpretar, sintetizar, analisar, conhecer assim como
refletir sobre os conhecimentos adquiridos com o estudo da Geografia. Para o
desenvolvimento cognitivo do aluno serão respeitados os princípios da
interdisciplinaridade e transversalidade dos conteúdos. Os procedimentos
metodológicos para o desenvolvimento das competências e habilidades são:
·
Aula expositiva dialogada
·
Produção cartográfica
·
Debates e pesquisas
·
Leitura orientada de textos
·
Confecção de painéis
·
Mural de notícias
·
Utilização de filmes e vídeos
·
Atividades recreativas (caça-palavras, palavras
cruzadas e jogos educativos).
·
Utilizar o laboratório de geografia e
informática
·
Produções individuais e coletivas
·
Tempestades de ideias
·
Expressão oral.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é o instrumento utilizado para
acompanhar as manifestações de aprendizagem dos alunos. Na pratica avaliativa devem
ser respeitadas as diferentes formas de expressão dos alunos. É relevante
considerar a participação dos alunos nas atividades propostas, bem como a sua
expressão oral, escrita, artística e critica. Durante o processo avaliativo devem
ser observados os aspectos históricos formativos e processuais do educando. Na
avaliação trimestral serão considerados como critérios de avaliação: o desenvolvimento
da expressão oral, escrita, reflexão sobre os assuntos propostos, criatividade,
percepção do espaço, arguição dos temas estudados, entre outros. Os
instrumentos avaliativos aplicados durante a avaliação trimestral são:
·
Auto avaliação
·
Pesquisa e apresentação de trabalhos em grupo
·
Participação nas atividades propostas
·
Provas individuais ou coletivas
·
Construção de cartazes, maquetes, murais.
·
Confecção de mapas
·
Relatórios de observação
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Feira de Ciências – (Projeto em
desenvolvimento)
Semana Multicultural – (Projeto
em desenvolvimento)
BIBLIOGRAFIA:
Almeida, Lúcia Marina Alves de
Fronteiras
da globalização / Lúcia Marina Alves de Almeida, Tércio Barbosa Rigolin. – São
Paulo: Ática, 2010.
Lucci, Alian Alabi
Geografia
Geral e do Brasil – ensino médio / Alian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco,
Claudio Mendonça. – 3. Ed, -- São Paulo: Saraiva, 2005.
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: GEOGRAFIA.
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